IFBA abre 200 vagas para especialização gratuita

Curso de especialização gratuita em Gestão para Educação Profissional e Tecnológica oferecido pelo IFBA na modalidade a distância.
O IFBA abriu inscrições para 200 vagas na especialização gratuita em Gestão para Educação Profissional e Tecnológica, ofertada na modalidade EAD.

As inscrições para a Especialização em Gestão para Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal da Bahia (IFBA) estão abertas de 12 a 26 de fevereiro de 2025.

O curso é gratuito, ofertado na modalidade a distância, e conta com 200 vagas distribuídas entre seis polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB) na Bahia.

Vamos entender como funciona esse curso e quem pode se inscrever.

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O que é a especialização?

Esse curso de pós-graduação lato sensu foi criado para profissionais da Educação Básica que atuam na rede pública, principalmente aqueles ligados à gestão educacional.

O objetivo é aprofundar conhecimentos sobre a Educação Profissional e Tecnológica (EPT), considerando os desafios específicos dessa área e a necessidade de uma gestão mais democrática e participativa.

O curso tem duração de 18 meses, incluindo a elaboração de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

As aulas acontecem em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), mas há também encontros presenciais obrigatórios nos polos de apoio presencial. Esses encontros podem ocorrer aos sábados ou em outros dias da semana, de acordo com o planejamento acadêmico de cada disciplina.

 

Onde estão as vagas?

O IFBA está ofertando 200 vagas, distribuídas entre os seguintes polos:

  • Barreiras – 32 vagas
  • Eunápolis – 32 vagas
  • Lauro de Freitas – 36 vagas
  • Mundo Novo – 32 vagas
  • Salvador – 36 vagas
  • Ubaitaba – 32 vagas

Se um polo não atingir o mínimo de 25 inscritos, a turma poderá ser cancelada. Por outro lado, se houver sobras de vagas em um polo, elas podem ser remanejadas para outros com maior demanda.

 

Quem pode se inscrever?

Para concorrer a uma vaga, é necessário:

  1. Ter graduação completa em qualquer área, com diploma reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC).
  2. Estar quite com as obrigações eleitorais.
  3. Ter interesse ou já atuar na gestão da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), em cargos como direção escolar, coordenação pedagógica, supervisão ou orientação educacional.
  4. Possuir acesso à internet e conhecimento básico em informática, incluindo e-mail e navegação na web.
  5. Ter disponibilidade para participar dos encontros presenciais obrigatórios no polo de apoio escolhido.

 

♦ Indicamos também a leitura de:

 

Como funciona a seleção?

A seleção será dividida em duas etapas.

  1. A primeira é a homologação da inscrição, ou seja, a análise dos documentos enviados pelos candidatos.
  2. A segunda é a avaliação da experiência profissional, na qual cada candidato receberá uma pontuação com base no tempo de atuação em gestão educacional e docência.

Os critérios de pontuação são os seguintes:

  • Experiência em gestão da EPT– 2,0 pontos por ano (máximo de 50 pontos)
  • Experiência em gestão educacional geral – 1,0 ponto por ano (máximo de 30 pontos)
  • Experiência em docência – 0,5 ponto por ano (máximo de 20 pontos)

A classificação será feita de acordo com a pontuação final, respeitando a quantidade de vagas disponíveis em cada polo.

 

E se houver empate?

Se dois ou mais candidatos tiverem a mesma pontuação, o desempate será feito pelos seguintes critérios:

  1. Idade igual ou superior a 60 anos até o último dia de inscrição.
  2. Maior idade, considerando o dia, mês e ano de nascimento.
  3. Tempo de conclusão da graduação, conforme o diploma apresentado na inscrição.

Caso um candidato fique fora da lista de aprovados dentro das vagas oferecidas, ele poderá integrar um cadastro de reserva para eventuais chamadas posteriores.

 

Inscrição e documentos exigidos

→O processo de inscrição é gratuito e deve ser realizado exclusivamente online, no formulário disponível (aqui).

Os candidatos deverão preencher seus dados pessoais e anexar um arquivo único em PDF, contendo:

  • Documento de identidade e CPF.
  • Diploma de graduação ou declaração de colação de grau.
  • Comprovante de vínculo com instituição pública de ensino (se houver).
  • Documentos que comprovem a experiência profissional informada no formulário.

→ Quem concorrer às vagas reservadas também precisará anexar os documentos específicos exigidos no edital.

 

Vagas reservadas

Do total de vagas, algumas serão destinadas a ações afirmativas e servidores do IFBA.

A divisão será a seguinte:

  • 45% para ampla concorrência.
  • 30% para ações afirmativas, sendo:
  • 25% para candidatos negros (pretos e pardos), indígenas, quilombolas ou pessoas trans.
  • 5% para pessoas com deficiência (PcD).
  • 25% para servidores efetivos do IFBA, conforme o Plano de Desenvolvimento de Pessoas da instituição.

Os candidatos que optarem pelas vagas reservadas deverão apresentar documentação comprobatória, conforme as regras estabelecidas no edital.

 

Calendário do processo seletivo

As principais datas do edital são:

  • Publicação do edital: 4 de fevereiro de 2025
  • Período de inscrições: 12 a 26 de fevereiro de 2025
  • Resultado preliminar da homologação: 6 de março de 2025
  • Resultado final: 25 de março de 2025
  • Os aprovados deverão efetuar a matrícula dentro do prazo estabelecido no edital.

 

Mais informações

Em caso de dúvidas, os candidatos podem entrar em contato com a Coordenação Institucional UAB/IFBA pelos seguintes canais:

O IFBA reforça a importância dessa especialização para profissionais que desejam aprimorar seus conhecimentos na área de gestão educacional e atuar no fortalecimento da Educação Profissional e Tecnológica no Brasil. Boa sorte!

Portal Universidade

Fabio Herdy, bacharel em Comunicação pela UCAM, com 23 anos de experiência em empresa jornalística, especializado em Webwriting, tem ampla experiência em produção de reportagens escritas, audiovisuais e produção de conteúdo para redes sociais. Conheça mais em Quem Somos.

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